COVID-19

Informe semanal: Tudo o que você precisa saber sobre a pandemia no Brasil

Juntamos tudo em um único lugar para você ficar bem-informado

Imagem de Menina de máscara LGBTQIA+
Menina de máscara LGBTQIA+ (Foto: Reprodução)

Na última quinta-feira (8), o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que governadores e prefeitos podem determinar restrição ou não de cultos e missas. Dos 11 ministros, apenas 2 foram contra, Nunes Marques e Dias Toffoli, propondo um entendimento diferente da situação. Dos que votaram a favor, foram membros do plenário Gilmar Mendes, redator da proposta, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux.

Ainda ontem (8), vimos pela segunda vez o reflexo dessa nova onda que atinge o nosso país. Foram registradas mais de 4 mil mortes por COVID-19. Ao total foram 4.249 óbitos e 86.652 novos casos confirmados. Vivemos uma média de mortes ainda muito alta, em torno de 17% maior do que há 15 dias atrás. Entretanto, a expectativa é de uma possível baixa nas próximas semanas, com os casos diminuindo, consequentemente, esperamos ver os dados referente a óbitos diminuírem nos próximos dias.

Agora falando sobre vacinas, batemos a marca de 22,6 milhões de brasileiros vacinados pela primeira dose. Nos encontramos na marca de 10,71% da população. Os que tiveram o privilégio (todo mundo quer este momento) de estarem imunizados por completo são apenas 3,23% do nosso país. São aproximadamente 6,9 milhões de pessoas que obtiveram as duas agulhadas. Estamos no caminho, ontem (8) também chegamos pela segunda vez na conquista de mais de 1 milhão de doses aplicadas no Brasil todo.

Não podemos perder a esperança e o cuidado conosco. Se cada um fizer a sua parte, estaremos cuidando de um todo. Precisamos cada vez mais aprender a viver em sociedade, sempre buscando a compreensão da informação, e a projetando em nossas atitudes cotidianas. Se você que está lendo está coluna acabou perdendo alguém por este vírus, deixo meu conforto e abraço. Tenho certeza de que momentos melhores virão… e eles serão brilhantes. Para mais informações sobre a vacina (Clique aqui).