A Coordenadoria de Diversidade Sexual do Rio, está com a campanha “Rio – Carnaval com Prevenção”. Rolando desde sexta, já percorreu blocos, festas, o Terreirão do Samba e a Marquês de Sapucaí.
Eles entregaram dois kits: um com preservativos externos, usados por homens e outro com preservativos internos, apropriado para as mulheres. A novidade chamou a atenção do público feminino, que pedia aos monitores “camisinhas pra mulher”.
Além disso, um leque pra aplacar o calor do Carnaval. Também super requisitado. Nele, todas as informações dos tratamentos de prevenção ao HIV, PrEP e PEP, oferecidos pelas unidades de saúde do município. A novidade é a inclusão das mulheres na lista apta a tomar a PrEP. E claro, não deixar de usar preservativos.
“A informação é o melhor caminho para a prevenção. A PrEP é uma importante ferramenta contra a infecção do HIV, com excelentes resultados em vários países! Com a Nota Técnica do Ministério da Saúde, que autoriza esse medicamento também para mulheres CIS, temos um grande avanço na política de prevenção no país. É a prova que essa estratégia de prevenção é para todos e todas independente de orientação sexual ou identidade de gênero. Trabalhamos muito para zerar a fila e podermos atender a demanda. Nossa campanha explica os 3Ps da prevenção: PEP, PrEP e Preservativo. Sem esquecer da importância da testagem, para toda pessoa sexualmente ativa. É só procurar uma unidade de saúde da Prefeitura do Rio”, ressalta Carlos Tufvesson, coordenador da Diversidade Sexual do Rio de Janeiro.
O que é PrEP HIV?
A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um método de prevenção à infecção pelo HIV. Consiste na tomada diária de um comprimido que reduz o risco de infecção no caso de um possível contato com o vírus HIV, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual.
Como a PrEP funciona?
A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Se você tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo.
Quem pode usar a PrEP?
Homens e Mulheres, cis ou trans; independente da orientação sexual ou identidade de gênero.
Como posso começar a usar a PrEP?
Procure uma unidade de saúde. Você fará um exame e será e será orientado para retirar o medicamento. Sua medicação gratuitamente a cada três meses