Com o intento de promover fortemente a prevenção, o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT entregou um total de 4.464 preservativos externos e 812 internos liberados.
A testagem também é feita por fluído oral, na hora e em local reservado, que tem duração, em média, de 15 a 20 minutos. Os insumos disponibilizados nos stands contém preservativos internos e externos, testes rápidos de HIV e lubrificantes, que podem ser pegos gratuitamente, conforme o site Correio.
“O objetivo da ação é promover de forma segura a realização dos testes, fazendo com que a população se conscientize em curtir o Carnaval com segurança, e reduzir os contágios de doenças sexualmente transmissíveis.” relata Renildo Barbosa, coordenador do CPDD, instrumento da Secretária de Justiça e Direitos Humanos, gerida pela instituição Beneficente Conceição Macedo.
Entre 1990 e 2021, 93.039 casos de Aids foram registrados somente na região Nordeste. Deste total, a maioria é de homens e mulheres heterossexuais, que tiveram 63.404 casos observados. Já entre os homossexuais o total de casos foi de 20.139, enquanto entre bissexuais de 9.496.
Apesar dos homossexuais carregarem o estigma do vírus causador da Aids, desde 1998 a quantidade de casos identificados é mais presente na população heterossexual.