saúde

Estudo revela que 59% dos homens não costumam visitar o urologista com regularidade

O ‘Dia do Homem’, que acontece em 15 de julho, é a data escolhida para fim de conscientizar a população masculina

Homem fratura pênis durante o sexo
(Ilustrativa)

‘Um Novo Olhar Para a Saúde do Homem’, realizada pelo Instituto Lado a Lado, em parceria com a revista Veja Saúde e apoio da Astellas Farma Brasil, quase 37% dos homens até 39 anos, e 20% acima dos 40, admitem ir ao médico apenas quando se sentem mal.

Além disso, apesar de 37% dos entrevistados julgarem o urologista como o especialista responsável pela saúde do homem, 59% deles não costumam visitar este profissional. O ‘Dia do Homem’, que acontece em 15 de julho, é a data escolhida para fim de conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidados com a sua saúde.

O fato é que se os homens cuidassem da sua saúde com regularidade, muitos agravos poderiam ser evitados e tratados precocemente, propiciando chances de cura e de uma vida com mais qualidade. O câncer de próstata, por exemplo, é o tumor mais comum entre os homens depois do câncer de pele, mas quando diagnosticado em estágio inicial existe mais de 90% de chance de cura.

Esses fatores deveriam ser motivo suficiente para encorajar os homens com mais de 45 anos de idade a realizar exames e ir com regularidade ao urologista. Mas, o que acontece na realidade é que 20% dos casos ainda são descobertos tardiamente”, reforça Dr. Alfredo Felix Canalini, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).  

Saúde: O pênis pode diminuir? Especialista responde

Confira também – Tipos de ejaculação precoce e tratamento