PrEP e PEP– Dois termos conhecidos, mas ainda, infelizmente, cercados por muito preconceito e desinformação. O protocolo do Ministério da Saúde, utilizado por Infectologistas, preceitua que a Profilaxia Pré-exposição, PrEP, consiste no uso correto de antirretrovirais (ARV) com intento de minimizar riscos de adquirir o HIV.
O PrEP1519 estará presente no 13° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que será realizado entre os dias 19 e 24 de novembro, no Centro de Convenções, em Salvador, com o tema “Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social”. Foram 15 resumos aprovados para o evento.
Além do PrEP1519, outros projetos tiveram resumos aprovados, totalizando 29 manuscritos: TQT COVID-19 (Testagem, Isolamento, Quarentena e Telemonitoramento da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde), DIVAS (Direito à Igualdade e Valorização das Sexualidades) e Saúde Jovem 15-19 (Saúde sexual de jovens homens que fazem sexo com homens no município de Vitória da Conquista: prevalência de infecções sexualmente transmissíveis). Os projetos são coordenados pela Profª Drª Inês Dourado (UFBA), Prof Dr. Laio Magno e profª Drª Thais Aranha (ambos da UNEB), e prof Dr. Lucas Miranda Marques e prof Dr. Guilherme Barreto Campos (ambos da UFBA-Vitória da Conquista).