O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, atrás apenas de acidentes de trânsito, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019. O tema se relaciona com diversos fatores, como, por exemplo: transtornos emocionais, aceitação social e sexualidade.
Segundo estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, os adolescentes que convivem com quem aceita os LGBT+ têm 25% menos probabilidade de tentar suicídio do que os ambientes mais repressores.
De acordo com o relatório Observatório das Mortes Violentas De LGBTI+1 no Brasil, em 2020, dos 237 LGBTQIA+ mortos, 13 foram decorrentes de suicídio. Hoje, infelizmente, muitos homossexuais passam por situações embaraçosas e ofensivas, sejam em ambientes públicos ou mesmo virtualmente, simplesmente por quererem viver suas vidas.
O Blued é uma opção para homens gays que buscam privacidade, segurança e respeito em um ambiente sem preconceito. Contar com uma rede de apoio é muito importante para que esses jovens se sintam acolhidos e os casos de suicídios diminuam cada vez mais. Conforme enviado ao Observatório G, o aplicativo garante um ambiente seguro com pessoas reais, além de contar com ferramentas de verificação de fotos e identidade para evitar perfis fake.