Terapeuta sexual, conselheira de relacionamentos, professora de pompoarismo e tantrismo, Iara Nárdia Germano convida mulheres a trabalhar a autoestima, conhecer o próprio corpo e deixar de lado o personagem que criaram para sobreviverem na sociedade patriarcal no livro Da Submissão à Autonomia. Publicada em parceria com a escritora e especialista em Educação Sexual, Alda Marina Nunes, a obra reúne conselhos sobre família, amor, sexo e felicidade sempre voltados para o contexto feminino.
As autoras tratam, por exemplo, da maneira mais adequada de dialogar com os filhos sobre relações sexuais, orientam as leitoras a reconectarem-se com seus sentidos corporais e explicam como as violências da sociedade machista afetam os pensamentos das mulheres acerca delas mesmas. Elas ainda atravessam questões como culpa, medo da rejeição, busca pela perfeição e desconexão dos desejos.
O corpo realmente deseja sentir prazer e esse depende muito de sua disposição, do quanto é capaz de se entregar. Reconhece seu corpo e sentimentos? Ou será que aprendeu a temê-los? Não há como comandar os batimentos do coração, mas todos vêm sendo forçados a justificar seus atos com razões, não? Ou será ainda que os rejeita como algo nocivo? A ilusória e destrutiva herança do pecado da carne. (Da Submissão à Autonomia, pg. 147).