O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) lança hoje o Edital Fast-Track Cities, que vai selecionar cinco projetos desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil (OSC) atuando na resposta ao HIV e a AIDS em algumas das 15 cidades brasileiras participantes da iniciativa Fast-track Cities, selecionadas pelo UNAIDS como prioritárias, com base nos dados do Boletim Epidemiológico HIV/AIDS do Ministério da Saúde. Cada projeto selecionado poderá receber um aporte de até R$ 60 mil.
As 15 cidades que fazem parte da iniciativa Fast-Track Cities e onde os projetos poderão ser implementados são: Belém (PA), Canoas (RS), Caxias do Sul (RS), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Itajaí (SC), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Sant’Ana do Livramento (RS), Sapucaia do Sul (RS), Tabatinga (AM), Uruguaiana (RS), Viamão (RS), Vitória (ES).
O Edital Fast-Track Cities está disponível no site do UNAIDS, onde é possível encontrar o Formulário de Proposta e oSumário de Experiência, que é umroteiro para ajudar no preenchimento do formulário. As propostas deverão ser enviadas até o dia 30 de março de 2022 por meio desde link.
Os projetos apresentados para o Edital devem contemplar ao menos uma das seguintes linhas temáticas:
- Comunicação com população-chave sobre Prevenção Combinada;
- Prevenção Combinada ao HIV e à AIDS (com enfoque em PrEP e PEP);
- Incentivo ao diagnóstico precoce do HIV;
- Vinculação e adesão ao tratamento do HIV/AIDS e divulgação do I=I (indetectável = intransmissível);
- Prevenção das IST na gestação. Transmissão vertical e AIDS pediátrica.