Diversidade

Você sabe o que é a não-monossexualidade?

Atualmente o termo é popularmente usado por pesquisadores de sexualidades e no meio acadêmico, no entanto, outras pessoas também estão passando a ter conhecimento a respeito do tema

Não-monossexualidade
Não-monossexualidade (Imagem: Ilistrativa)

Certamente, você já ouviu falar sobre diversas sexualidades, como homossexualidade, bissexualidade, pansexualidade, heterossexuais e muitas outras. Nos dias de hoje, é normal ter conhecimento a respeito delas, mesmo que de forma superficial, tendo uma ideia básica do que significa cada uma, mas, você já escutou a respeito ou sabe o que é a não monossexualidade?

Atualmente o termo é popularmente usado por pesquisadores de sexualidades e no meio acadêmico, no entanto, outras pessoas também estão passando a ter conhecimento a respeito de tema. O termo é usado para se referir a pessoas que diferentemente dos homossexuais e dos heterossexuais, que se atraem apenas por um gênero, podem se sentir atraídos afetiva e sexualmente por muito mais de um gênero, assim como os bissexuais ou pansexuais.

Apesar de parecer confuso, ou uma complicação de algo que já existe, como muitos podem pensar, na verdade, esta é outra forma de assegurar a visibilidade para todas as formas relações. Embora se assemelhe a bissexualidade, a pansexualidade e a polissexualidade, não é a mesma coisa. A não-monossexualidade é mais uma das quais tem a possibilidade de vivenciar a experiência de se relacionar com mais de um gênero.

Melissa Bittencurt Jaeger, psicóloga com mestrado em gênero e sexualidade, durante participação em uma matéria publicada pelo Universa, parte do princípio de que a construção social supõe que existe no mundo apenas a monossexualidade. “Nesse sistema, se diz que as pessoas são ou heterossexuais ou gays ou lésbicas, invisibilizando pessoas não monossexuais” relatou a profissional.

Para Melissa, esse fato causa um apagamento social em pessoas que fogem a esse “padrão”, mas apesar disso não significa que pessoas não-monossexuais são mais inferiorizadas que pessoas lésbicas ou gays. “Também não é para dizer que as não monossexuais sofrem mais do que lésbicas ou gays. É colocar mais um ponto na comunidade, que deve ser considerado.” afirma.

Sexualidades que fogem do padrão da monossexualidade

Bissexuais: são aqueles que se relacionam afetiva e sexualmente com outras pessoas, forma que o gênero delas não seja um fator determinante para que isso aconteça.

Pansexuais: são aqueles que se sentem atraídos afetiva e sexualmente por pessoas, independentemente de seu gênero ou orientação sexual

Polissexuais: aqueles que podem sentir atração por diversos gêneros, no entanto, não necessariamente por todos os tipos existentes

Não-monossexuais: aqueles que fazem parte do grupo de pessoas que sentem atração por mais de um gênero

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários