Nesta quinta-feira (16), a cidade de Belém, no estado do Pará, irá iniciar a 7ª edição da Feira de Empreendedores LGBTQIA+, evento promovido pela ONG Art Pela Vida. A feira acontecerá na Fundação Cultural do Pará (Centur), e seguirá até o próximo domingo (18), e tem o objetivo de fortalecer o empreendedorismo desta comunidade.
O evento conta com a presença de 170 expositores de diversos segmentos e é estimado que ao menos 5 mil pessoas participem da ação. A organização tem a expectativa de que a feira movimente cerca de R$ 300 mil a R$ 500 mil reais durantes os três dias das atividades.
Davidson Porteglio, um dos coordenadores do evento, diz que a expectativa também é de que a ação promova a visibilidade para o trabalho desses empreendedores e para a comunidade LGBT. “Além de movimentar a economia local, queremos também dar destaque aos empreendedores LGBTQIA+ que muitas das vezes não têm oportunidades ou apoio em seus negócios. A procura tem sido bem grande, ainda há uma fila de espera com 60 empreendedores esperando uma oportunidade para participar do evento, mas infelizmente por questões estruturais não foi possível incluí-los na programação”, disse.
O coordenador ainda diz que a feira contará com uma programação cultural diversificada, “A feira vai ocorrer com uma vasta programação cultural, como performances, oficinas, música, teatro e seguirá todos os protocolos de saúde, como o uso de máscaras, álcool em gel e a apresentação da carteira de vacinação”, afirma Davidson. O horário de funcionamento será das 10h às 21h durante os três dias da feira.