Na última segunda-feira (20), a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social Cecília Panes, inaugurou na capital paulista, três Casas de Passagem. A novidade envolvendo uma das três novas unidades é o fato de que a instituição será voltada para a população LGBT+.
A Casa de Passagem de São Paulo, voltada à comunidade LGBT conta com um espaço para receber até 10 pessoas, já as duas outras unidades possuem um espaço para atender até 30 pessoas cada, sendo 20 homens e 10 mulheres. De acordo com informação publicada pela Máxima, Cecília Parnes ressaltou o objetivo do projeto.
“Esse é um lar, com alma, de família, de cuidado recíproco. Hoje estamos inaugurando a Casa de Passagem LGBTQIA+ para pessoas que estão em situação de rua e que desejam cessar o uso abusivo de álcool e drogas. Nós sabemos o grau de violência nas ruas que acomete essas pessoas. São ainda mais frágeis, tem mais riscos de violência e morte. Todo esse capricho na escolha dos itens da casa é revertido em melhores soluções terapêuticas, esse é o objetivo do Programa Recomeço”, disse a Secretária de Desenvolvimento Social.
As casas atendem somente as pessoas que foram encaminhadas pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), da Secretaria de Saúde. Os espaços foram construídos para prestar auxílio aos cidadãos que estão passando por atendimento ambulatório e estão em situação de vulnerabilidade social.