Não apenas pela Copa do Mundo 2022 ser sediada no Catar é que o país vem sendo o centro das atenções e levando a várias discussões sobre suas regras e costumes. Uma delas se refere aos diretos da comunidade LGBTQIAPN+.
A polêmica ganhou mais um capítulo depois que o jogador Harry Kane entrou em campo usando uma braçadeira do arco-íris. A questão da homofobia no país sede da Copa levou torcedores a rejeitar convites para o Catar, com medo de supostas agressões que ocorreriam, pelo fato de serem gays, lésbicas ou trans.
Além isso, os próprios líderes do país criticam a homossexualidade abertamente. Khalid Salman que é embaixador do Catar já afirmou que ser gay é um “transtorno mental”.
POR QUE É CRIME SER GAY NO QATAR??
De acordo com o código penal do Catar, a homossexualidade é considerada crime, passivel de até oito anos de prisão ou até mesmo pena de morte. O código não cita mulheres. A perseguição se dá em maior parte contra relações entre homens. Não há também menção a atos de afeto, mas há risco da Justiça entender isso como crime e começar a punir.