Apesar do glamour, nem sempre a vida do criador de conteúdo é fácil. Agora, adicione essas variáveis: preto, homossexual e maquiador. A chance do sucesso era improvável, mas Emerson Damas, influenciador, conseguiu o quase impossível: hoje em dia, ele acumula mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais e arrasa no nicho de maquiagem, tanto artística quanto social. “Eu comecei na internet, mas com dublagem, dancinha, transição, e outros estilos de vídeo. Depois de um tempo, comecei a criar conteúdo de maquiagem e hoje tento explorar e qualificar cada vez mais esse mundo.”
Mas a busca pelo seu lugar não foi fácil. O influenciador digital conta que, no início de sua trajetória, ele dividia uma pequena casa de dois cômodos com a sua mãe e, em função do espaço apertado, eles eram obrigados a dormir no mesmo quarto. “Eu sempre fui muito tímido, e hoje em dia melhorei, mas naquela época, eu tinha um pouco de vergonha de gravar perto da minha mãe – então, eu só gravava quando ela saía”, conta. “E quando fui para o nicho de maquiagem, era ainda mais difícil. A gente tinha rotinas muito diferentes.”
Com o passar do tempo, Emerson explica que os trabalhos com grandes marcas, com grande auxílio da sua assessoria, ajudaram-no financeiramente o suficiente para conseguir construir sua casa. “Hoje em dia tenho o meu cantinho, mas naquele momento, a gente conseguiu construir dois quartos, mas sem reboco, sem janela, sem porta. E até certo ponto, tudo era gravado ali. Os tecidos na parede para mudar o cenário, e minhas maquiagens sempre com pó, dentro de uma caixinha”, disse. “Fora a questão do equipamento, né? Não tinha iluminação, celular bom, lugar bom. Eram várias gavetas que eu ia empilhando uma em cima da outra, com livro, com caderno, com o que eu tinha. Eu apoiava uma luminária e tecido na parede e, por muito tempo, foi ali que fiz as coisas acontecerem. Dessa forma, sou muito grato a Viral Nation, minha assessoria, que me deu todo suporte e confiou no meu potencial para chegar onde cheguei hoje”
Mesmo com os obstáculos, ele explica que a internet sempre foi repleta de pessoas que o receberam com carinho e comentários positivos. “Nunca tive nenhum hate. Meu público, com certeza, boa parte deles é parte da comunidade LGBT+, assim como eu. Então, eu tenho um apoio bem forte”, diz. “E eu tenho plena consciência de que eu poderia ter passado por muitas coisas por ser preto, mas até hoje nunca passei por nenhuma situação e espero não passar. Tenho no meu ciclo diversas pessoas pretas, que infelizmente, não têm a mesma sorte que eu.”
Ainda que o sonho seja conquistar o mundo algum dia, o influenciador se restringe aos pequenos passos e evoluções diárias. “Estou fazendo pequenas metas e, graças a Deus, estou conseguindo realizar elas para, um dia, ter a oportunidade de realizar as maiores”, desabafa. “Fico muito feliz e orgulhoso em saber que sou inspiração pra algumas pessoas e que de alguma elas podem se sentir acolhidas com o meu conteúdo”, finaliza.