Obra de arte

Piauiense divulga ensaio Fotográfico Premiado sobre a Vida de uma Travesti Quilombola

A obra ganhou o Prêmio Ana Galano de melhor ensaio fotográfico do ano no evento do 45 Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs)

Bandeira trans
Bandeira trans (Imagem: Ilustrativa)

Lourival de Carvalho, piauiense que mora em Brasília há 8 anos, propiciou um trabalho emblemático. Ele concluiu seu mestrado em direitos humanos e é, também, doutorando em Direito pela Universidade de Brasília. O profissional pesquisa a fundo sobre direitos LGBT+.

Lourival compartilhou com o Observatório G o ensaio fotoetnográfico “Quilombismo travesti“, de sua autoria. A obra ganhou o Prêmio Ana Galano de melhor ensaio fotográfico do ano no evento do 45 Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), um dos maiores das ciências sociais do país.

O ensaio retrata o cotidiano de Jade, travesti e quilombola, no quilombo Surubiu-Açú, região do Baixo Amazonas, em Santarém (PA). Com 55 anos de idade, Jade trabalha como agricultora, apicultora e pescadora. Seus trabalhos comunitários vão desde sua habilidade como ‘consertadeira’, habilidade que envolve técnicas de massagens e reza em machucados musculares, ao seu papel junto à associação local e liderança no time de futebol comunitário. Filha de Iemanjá e católica, seu corpo transdissidente se soma à resistência ancestral da luta indígena e negra na região.

Link do ensaio: https://www.anpocs2021.sinteseeventos.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=1217

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários