Mundo

EUA anuncia emissão do primeiro passaporte para pessoas não binárias

"Esperamos oferecer essa opção para todos os solicitantes de passaporte assim que concluirmos as atualizações exigidas do sistema no início de 2022" disse o Departamento de Estado

EUA emite primeiro passaporte para pessoas não binárias
EUA emite primeiro passaporte para pessoas não binárias (Imagem: Ilustrativa)

Nesta última quarta-feira (27) o governo dos Estados Unidos, anunciou a emissão do primeiro passaporte para pessoas não binárias. Os cidadãos que não se identificar com os gêneros masculino ou feminino, poderão optar pela opção X ao realizarem a emissão do documento.

Em nota, o Departamento de Estado informou que espera poder oferecer a opção para todos que a solicitarem, “Esperamos oferecer essa opção para todos os solicitantes de passaporte assim que concluirmos as atualizações exigidas do sistema no início de 2022” disse em nota.

O Departamento também disse que está trabalhando ao lado de outros órgãos governamentais com o intuito de assegurar uma “experiência de viagem tranquila para os americanos, independentemente de sua identidade de gênero”. Antes da reforma anunciada, era necessário que os americanos que desejassem selecionar em seus passaportes uma opção de gênero diferente da qual nasceram, apresentassem um certificado médico.

“Quero reiterar, com motivo desta emissão de passaportes, o compromisso do Departamento de Estado com a promoção da liberdade, da dignidade e da igualdade de todas as pessoas, incluindo as pessoas LGBTQIA+” disse Ned Price, porta voz do Departamento de Estado. A mudança faz com que os Estados Unidos se junte a países como Nova Zelândia, Canadá, Austrália e Argentina, que também já possuem esta opção.