O projeto de lei Millena Passos, nome dado em homenagem a ativista trans e vice presidenta nacional da UNALGBT, é uma extensão dos direitos já conquistados através da lei Teu Nascimento. O projeto que visa punir por meio de aplicação de multas pessoas jurídicas, públicas e privadas do estado da Bahia, deverá passar por votação na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) em breve.
Segundo informações dadas ao Metro1, um dos movimentos LGBTQIA+ que esteve presente na Alba durante esta quarta-feira (15) informou que Adolfo Menezes (PSD), presidente da Casa, comprometeu-se a levar a votação ao Plenário ainda este mês.
“Assumi o compromisso com os membros da comissão a levar o projeto para votação no plenário da casa ainda esse mês. E vamos fazê-lo. A sociedade não pode tolerar mais qualquer tipo de discriminação, seja racial, religiosa ou por questão de gênero” disse Adolfo Menezes.
“Em Salvador a gente teve uma série de episódios de [estabelecimento] colocar para fora pessoas LGBTQ” diz o ativista Onã Rudá. A respeito do nome escolhido para o PL, ele diz que é preciso homenagear pessoas trans ainda em vida, “Escolhi o nome dela porque precisamos homenagear pessoas trans VIVAS, sobretudo numa sociedade onde esses corpos são os mais marginalizados” disse Rudá.