Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Visibilidade

Dia Nacional da Visibilidade Trans (29/01)

Além da violência física, as pessoas trans são vítimas também de situações de preconceito e desumanidade

Publicado em 23/01/2024

O Brasil é, há 14 anos consecutivos, o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).

Por isso, o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, tem como objetivo chamar atenção para a luta diária por direitos dessa população.

Além da violência física, as pessoas trans são vítimas também de situações de preconceito e desumanidade que as afastam do mercado de trabalho, dos ambientes escolares e de atividades cotidianas comuns aos demais.

Segundo o Relatório Parcial do Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil, foram registradas, em 2021, 207 mortes, com 187 assassinatos e 18 suicídios. Já o relatório Atlas da Violência 2021, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), confirma o aumento do valor bruto das notificações de violência física em 5,6% e de 13,5% quanto à psicológica contra esta camada da sociedade. Enquanto as notificações de tortura reduziram 3,4%, outros tipos de violência aumentaram em 30%.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade