Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
veja

Primeira diretora trans da TV Globo lança campanha de financiamento coletivo para finalização de seu primeiro curta-metragem

Britney transicionou aos 22 anos e optou por não realizar cirurgias plásticas, tratamentos estéticos ou hormonais

Publicado em 31/01/2024

Celebrando o Dia da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, a equipe do curta-metragem Nós colocou no ar uma campanha de financiamento coletivo para a segunda etapa de captação e finalização do filme, escrito e dirigido por Britney Federline. Britney iniciou sua carreira profissional no audiovisual aos 22 anos trabalhando como caracterizadora em mais de 40 projetos e em 2020 transicionou para a área de roteiro e direção. Foi a primeira diretora trans da TV Globo, dirigindo a telenovela “Travessia” (2022), com direção artística de Mauro Mendonça Filho.

A partir de uma viagem de carro e sua relação com o mar, misturando ficção e documentário, Nós busca reconstruir memórias familiares, afetivas e a experiência da internação hospitalar de Britney, travesti de 39 anos, que ficou inconsciente durante 14 dias em 2020. Nós foi contemplado na categoria de Produção de Curta-metragem do Edital SEDAC n° 01/2022 – FAC Filma RS, com financiamento Pró-Cultura RS, porém, o valor disponibilizado não foi o suficiente para as filmagens extras em São Paulo, que inclui uma parte ficcional do projeto e as entrevistas com os profissionais de saúde que cuidaram de Britney durante sua internação, bem como para finalizar o filme.

Nós é um filme em primeira pessoa que documenta o corpo transgênero de Britney, marcado e atravessado por questões de gênero e identidade, sua internação em um hospital durante a pandemia, e as possibilidades de transformação a partir da relação com a equipe hospitalar com uma paciente que foge à norma. Um documentário a partir da experiência pessoal da diretora, que busca reconstruir um quebra-cabeça do período da internação de um corpo que age mesmo sem consciência, sedado e amarrado, mas que carrega memórias.

Britney transicionou aos 22 anos e optou por não realizar cirurgias plásticas, tratamentos estéticos ou hormonais. Trabalhou por 15 anos como caracterizadora no audiovisual, e se apropriando de seu conhecimento, utiliza as mesmas técnicas do seu ofício para transformar cotidianamente sua corporalidade.

Em setembro de 2020, após uma confusão mental, foi buscar atendimento na emergência de um hospital. Permaneceu inconsciente durante 14 dias, período em que ficou sedada, intubada e amarrada na cama hospitalar. A memória de seu corpo revelou não apenas as características masculinas que insistem em aparecer, mas também o medo de confiar nas pessoas.

Nós retrata este momento da trajetória pessoal da diretora. Quais as possibilidades de ressignificação de uma experiência traumática? A morte é o destino final de qualquer existência viva, mas como o caminho vai se construindo em direção ao fim? Para Britney, a partir desta experiência, o caminho se mostra mais importante que o destino. Estes pensamentos e imagens, a vulnerabilidade que a pandemia trouxe a todos os corpos, e a possibilidade de transformação na vida dos personagens (tanto de Britney quanto da equipe hospitalar) são os temas propostos para este filme.

As gravações iniciaram em outubro de 2023, nas cidades de Capão da Canoa e Porto Alegre e o filme conta com a participação da atriz Isabelle Nassar. Com essa campanha de financiamento coletivo,será possível realizar as filmagens em São Paulo, que contarão com seis profissionais ao longo de quatro diárias. Nelas, serão captadas as imagens das cenas ficcionais e também os depoimentos de seis profissionais que acompanharam Britney ao longo dos 14 dias de internação. 

Entre os apoios, que iniciam em R$ 50,00, o apoiador pode integrar a lista dos agradecimentos e conferir o filme em primeira mão quando estiver finalizado. Mas além disso, há também outras recompensas, como aula online com a pesquisadora Helena Vieira, uma obra inédita criada especialmente para o projeto assinada pelo artista uruguaio Gonzalo Delgado e o livro Manual do Minotauro da incrível Laerte, autografado. Empresas interessadas em patrocinar também podem contribuir através do crowdfunding.  A campanha de financiamento coletivo segue até 12 de março através do site https://benfeitoria.com/projeto/curtametragemnos 

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade