Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
ESTUDO

Saiba como trabalhar diversidade e inclusão no seu negócio em 2024

Segundo pesquisa da PwC, 80% dos entrevistados revelou que suas organizações ainda não incorporaram efetivamente práticas de Diversidade & Inclusão

Publicado em 13/12/2023

Diversidade e inclusão referem-se à valorização e aceitação das diferenças individuais, incluindo, mas não se limitando à raça, gênero, orientação sexual, idade, habilidade e religião. Quando falamos sobre o assunto no mundo corporativo, nos referimos à construção de um time diverso e uma cultura organizacional livre de preconceitos, que valoriza diferentes experiências e perspectivas.

Segundo a pesquisa global realizada pela PwC, que investiga os programas de diversidade, equidade e inclusão (DE&I) em corporações ao redor do mundo, as empresas na América do Sul e Central estão enfrentando desafios para transformar a estratégia de DE&I em ações concretas. Embora 80% das organizações declarem que DE&I é um valor central ou uma área prioritária, 38% dos entrevistados ainda percebem a diversidade como um obstáculo para o crescimento profissional dos funcionários, evidenciando que os preconceitos continuam presentes. 

Surpreendentemente, a maioria dos entrevistados (cerca de 80%) revelou que suas organizações ainda não incorporaram efetivamente práticas de DE&I. Mesmo entre aquelas que o fizeram, a conscientização dos funcionários sobre esses esforços é bastante limitada. 

Para Jhenyffer Coutinho, CEO da Plure, enquanto as empresas focarem apenas no viés de marketing ou relações públicas, as ações voltadas à diversidade e inclusão serão superficiais. “O tema tem avançado, os debates e iniciativas têm se ampliado, mas há muito o que aprender, sendo necessário estabelecer metas internas direcionadas para a diversidade. Sendo assim, para celebrar essas datas de forma responsável, as empresas precisam demonstrar um compromisso genuíno com a diversidade e a inclusão em suas operações internas. Se não houver uma cultura interna inclusiva, as datas irão segregar os profissionais em vez de celebrá-los”, alerta. 

A implementação de políticas de diversidade e inclusão pode ser um processo desafiador para o RH devido a uma série de fatores, como resistência cultural e organizacional, escassez de diversidade nas lideranças, entraves no recrutamento e, principalmente, a mensuração do impacto das políticas de diversidade e inclusão. 

Um diagnóstico inicial interno da empresa pode ajudar a ter um ponto de partida. “A promoção da diversidade e inclusão é crucial para o sucesso duradouro das organizações. O RH tem um papel central na superação desses desafios, colaborando estreitamente com a liderança e os colaboradores para instaurar uma cultura diversificada e inclusiva”, explica Jheny Coutinho.

Diante disso, surge o questionamento: Afinal, quais são as formas de trabalhar a diversidade e inclusão no meu negócio? A CEO da Plure sugere algumas ações a serem tomadas no ano de 2024 pelas lideranças em conjunto com a equipe de Recursos Humanos: 

1. Estabeleça políticas internas diversas e inclusivas (inclusive voltadas ao recrutamento e seleção)

Desenvolva e implemente políticas de diversidade e inclusão específicas, que estejam alinhadas aos objetivos estratégicos da sua empresa. Inclua metas mensuráveis para aumentar a representação de grupos sub-representados no ambiente de trabalho.

Além disso, garanta que as práticas de recrutamento e seleção sejam justas e equitativas. Isso inclui a remoção de vieses nos processos de seleção e a promoção de abordagens que atraiam candidatos diversos (negros, mulheres, membros da comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência, idosos, etc).

2. Treinamento e conscientização

Outro método indispensável para o RH é a realização de treinamentos regulares para todos os colaboradores da organização. Esses momentos devem envolver palestras e discussões sobre diversidade, preconceito inconsciente e inclusão. Assim, promove-se a compreensão e a valorização das diferenças, criando um ambiente acolhedor e representativo.

3. Mentoria e desenvolvimento profissional

Estabeleça programas de mentoria que conectem profissionais experientes a talentos em ascensão, com ênfase na diversidade. Além disso, disponibilize oportunidades de desenvolvimento profissional acessíveis a todos. 

“A Plure, desde a sua fundação em 2020, tem por objetivo trabalhar a diversidade e implementar iniciativas como mentorias e programas de recolocação. O nosso objetivo é fazer com que as pessoas se sintam mais preparadas ao se candidatarem às vagas de emprego ou promoção, enfrentando com confiança os desafios impostos pelos preconceitos que permeiam a diversidade”, conta Jheny. 

4. Transparência e comunicação

Não se esqueça de fornecer relatórios periódicos sobre o progresso das iniciativas de diversidade e inclusão na sua empresa. A transparência ajuda a construir confiança e a manter a responsabilidade, além de atestar que as realizações estão, de fato, sendo colocadas em prática.

5. Celebração da diversidade

Promova eventos e atividades que celebrem a diversidade, como dias de conscientização, palestras, e participação em causas sociais relevantes. Com o intuito de auxiliar as empresas a pensarem estratégias internas e externas mais assertivas e contribuírem de fato a partir destas datas, trazendo atuações e debates construtivos para a sociedade, a Plure desenvolveu o “Calendário da Diversidade”, um guia online gratuito que fornece orientações a serem discutidas e trabalhadas em mais de 40 datas comemorativas. 

“O Calendário da Diversidade foi criado para profissionais que desejam abordar as datas relacionadas à diversidade de forma responsável, tática e impactante. Para além de um calendário, este é um recurso para explorar o tema com confiança”, ressalta Jheny.  

Faça o download do Calendário da Diversidade gratuitamente.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade