Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Ação

“Impressões da História da Personagem Transgênero no Cinema Brasileiro” faz sua estréia em São Paulo

O documentário "Impressões da História da Personagem Transgênero no Cinema Brasileiro" chega à cidade de São Paulo

Publicado em 21/02/2024

Após sua estreia em Goiânia, o documentário “Impressões da História da Personagem Transgênero no Cinema Brasileiro” chega à cidade de São Paulo para duas exibições especiais no Cine Satyros Bijou. O evento acontecerá no dia 22 de fevereiro com sessão marcada para às 20h, seguido por um bate papo sobre o filme com o diretor e os participantes, seguido de um coquetel aos convidados.

O documentário híbrido busca explorar a intersecção dessas identidades com a rica história do cinema LGBT+ no Brasil. A narrativa proposta visa aprofundar a compreensão das vivências dessas pessoas, apresentando um panorama que transcende estereótipos e preconceitos.

Ao trazer à tona os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas, o projeto visa contribuir
para uma discussão mais ampla sobre a representatividade e a evolução da narrativa, no contexto cinematográfico brasileiro, a partir de dez entrevistas com artistas transgêneros.

O Documentário se propõe a ser uma peça significativa na desconstrução de ideias preconcebidas, oferecendo uma visão autêntica e impactante sobre a história e construção das personagens transgênero no cinema brasileiro.

Dirigido e roteirizado por Cristiano Sousa, o filme mergulha na rica tapeçaria do cinema brasileiro, narrando os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas por pessoas trans na indústria cinematográfica.

Apesar dos avanços, ainda falta representatividade trans no cinema, principalmente na direção de filmes e nos papéis de destaque. “Esperamos que a platéia perceba essa carência de representatividade trans. Ainda há um longo caminho a percorrer, e a expectativa é que esse documentário contribua para essa conscientização”, destaca o diretor.

Cristiano expressa sua esperança de que o cenário atual possa evoluir após a exibição do documentário, e que as histórias contadas no filme apresentem as pessoas transgênero não apenas como personagens marginalizados, mas como indivíduos com experiências de vida, profissões e realidades humanas tão diversas quanto qualquer outra pessoa.

No Brasil, não há registro de um longa-metragem de ficção dirigido por um diretor ou diretora
não cisgênero, ainda existe muitos espaços a serem explorados. Estou animado e feliz para que
esse documentário chegue a novos públicos e forme novas opiniões
“, completa o diretor.

Serviço:

Exibição especial do Documentário “Impressões da História da Personagem Transgênero no
Cinema Brasileiro”
Quando: 22/02 às 20h.
Onde: Cine Satyros Bijou – Praça Franklin Roosevelt, nº 172
Ingresso: Gratuito
Link:
https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-documentario-impressoes-da-historia-da-p
ersonagem-transgenero-no-cinema/2329742

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade