Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
Mãe trans

Adélia Nicolete lança o livro “Manto da Transição: Narrativas Escritas e Bordadas por uma mãe de Trans” no Grande ABC

O projeto foi contemplado pelo ProAc Editais - 40/2022 – Cidadania/Cultura LGBT

Publicado em 29/02/2024

A escritora e dramaturga Adélia Nicolete lança o livro “Manto da Transição: Narrativas Escritas e Bordadas por uma Mãe de Trans”, em três datas ABC Paulista. No dia 09 de março, sábado, às 11h, na Livraria Alpharrabio, em Santo André. Em São Bernardo do Campo, o lançamento será na Biblioteca Monteiro Lobato, no dia 16 de março, sábado, às 14h. Já em Mauá, a sessão de autógrafos e roda de conversa será no dia 19 de março, terça-feira, às 18h30, no Teatro Municipal de Mauá. A publicação mergulha de maneira sensível e profunda na interseção entre a literatura, as artes visuais e as experiências pessoais.

Delicadamente bordada, a publicação entrelaça a experiência da autora como mãe de um homem trans alinhavado com relatos de outras mães. O livro, concebido a partir de um diário, registra os altos e baixos, os medos e as celebrações, os desafios e conquistas do processo materno frente à transição de gênero, tudo cuidadosamente costurado pela escrita poética da autora.

Em 2014, quando o jovem Bernardo iniciou sua transição, Adélia encontrou no diário um refúgio. Tendo guardado não apenas os registros escritos, mas também peças de roupas carregadas de memória afetiva, a artista sentiu a necessidade de ressignificar as vestimentas, através do bordado, e compartilhar sua experiência e a de outras mães, dando origem ao projeto “Manto da Transição”.

“Foi uma longa jornada desde o início da transição e é muito gratificante ver que o processo não ficou restrito à família, mas ampliou-se por meio de um livro e uma exposição. Tudo isso graças a uma lei de incentivo cultural que, esperamos, permitirá que o projeto alcance muita gente e traga visibilidade à pauta transmasculina”, destaca a autora.

As narrativas maternas foram escritas a partir de entrevistas, conversas transmitidas pelo Instagram e também por uma extensa pesquisa. Elas estão presentes na primeira parte do livro, intitulado “Caderno Reinaldo” em referência ao nome masculino adotado pelo personagem Diadorim, de “Grande Sertão: Veredas”, escrito por João Guimarães Rosa. Reinaldo/Diadorim representa a valentia de quem cumpre a jornada da transição.

Quanto à segunda parte, ela reúne as vestimentas bordadas e a descrição do processo. O título “Caderno Orlando” refere-se à obra homônima de Virginia Woolf, que traz uma personagem que se alterna entre homem e mulher. É notável a influência de artistas visuais no conceito dos bordados. Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), Leonilson (1957-1993), Zuzu Angel (1921-1976) e Louise Bourgeois (1911-2010) utilizaram-se dessa técnica em seus trabalhos e conferem ao projeto “Manto da Transição” inspiração estética, histórica e política.

O projeto foi contemplado pelo ProAc Editais – 40/2022 – Cidadania/Cultura LGBTQIA+, promovido pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Serviço
Santo André
Local: Livraria Alpharrabio – Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151 – Jardim Bela Vista – Santo André – São Paulo.
Data: 09/03. Sábado, às 11h.

São Bernardo do Campo
Local: Biblioteca Municipal Monteiro Lobato – Rua General Jardim, 485 – Centro – São Bernardo do Campo.
Data: 16/03. Sábado, às 14h.

Mauá
Local: Teatro Municipal de Mauá – Rua Nadir Alves, 353 – Vila Noemia – Mauá – São Paulo.
Data: 19/03. Terça-feira, às 18h30.

Instagram do projeto: @manto_da_transicao

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade