Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
cultura

Ser LGBT+ na favela significa encontrar liberdade mesmo em espaços de opressão

Para mergulhar na dinâmica da favela e entender os comportamentos, as crenças, os costumes e os posicionamentos dos integrantes da comunidade, o autor decidiu morar no lugar

Publicado em 20/03/2023

Que tipo de liberdade ou liberdades tem uma pessoa LGBT+ nas comunidades mais pobres do país? Este é o questionamento que o professor e pós-Doutor em antropologia social pela Universidade de Harvard, Moisés Lino e Silva, busca elucidar ao longo de Liberalismo Minoritário – Vida Travesti na Favela, publicado pela editora Almedina Brasil

A obra, lançada originalmente em inglês pela Universidade de Chicago em 2022, é fruto de uma pesquisa  etnográfica realizada na Rocinha, a favela mais populosa do Brasil, e discute como as práticas e os discursos liberalistas se configuram no dia a dia de pessoas LGBT+ marginalizadas.

“Em minhas andanças com Natasha, porém, deparei-me com liberalismos que não foram criados pelas elites para protegerem as próprias elites. Os moradores de favelas também têm seus modos de política liberal, que, em algumas comunidades, são distintos de outras.

Na própria Rocinha, alguns moradores estavam mais preocupados em obter uma forma radical de liberdade a qualquer custo. Durante minha pesquisa de campo, certa vez, estava conversando com um aluno do curso de inglês básico que eu ministrava na favela. Ele era um ex-traficante de drogas e contava sobre suas experiências: “Bora pegar as armas! Doido pra caralho. Pra nós, era assim, liberdade, prisão ou morte!” Outros moradores da favela, no entanto, eram mais céticos quanto à possibilidade real de adquirir liberdade por meio da violência, e estavam mais confiantes no poder de Jesus, com muita fé e desejo de libertação espiritual. Comecei a traçar todas essas experiências diferentes na Rocinha, mesmo quando pareciam incomuns para mim.”

Ficha técnica

Livro: Liberalismo Minoritário – Vida travesti na favela
Autor: Moisés Lino e Silva
Editora: Almedina Brasil, selo Edições 70
ISBN: 9786554270441
Páginas: 316
Formato: 16x23x2
Preço: R$ 89,00
Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade