Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
POLÍTICA

Erika Hilton e Duda Salabert são eleitas as primeiras deputadas federais trans da história do Brasil

As duas ficaram entre as mais votadas em seus respectivos estados

Publicado em 04/10/2022

Com os resultados finais das eleições de 2022, o Brasil terá agora, pela primeira vez em sua história, duas deputadas federais transexuais na Câmara do Distrito Federal. Erika Hilton (PSOL – SP) e Duda Salabert (PDT – MG) foram eleitas para representarem os seus estados no legislativo nos próximos quatro anos.

Em São Paulo, Erika Hilton ficou entre os 10 deputados mais votados pelo estado, conquistando 255 mil votos entre os eleitores paulistas. A vereadora foi a mais votada na cidade de São Paulo em 2020, e nestas eleições se tornou a primeira mulher trans negra da história do Brasil a ocupar um cargo em Brasília. Ela também presidiu a Comissão de Direitos Humanos e encabeçou a primeira CPI para investigar a violência contra pessoas transexuais na cidade.

“Super importante que conseguimos ter elegido uma mulher negra, uma indígena por São Paulo, travestis pelo Brasil e essa ocupação que a gente acredita. Esse projeto de poder que a gente está construindo!”, comemorou Erika em entrevista a CBN.

Em Minas Gerais, a vereadora Duda Salabert foi a terceira política mais votada para o cargo federal nestas eleições pelo estado, recebendo 208 mil votos dos mineiros. Em 2018, Duda já havia tentado o cargo em Brasília, mas não obteve o mandato. Desta vez, a professora de história conquistou a sua vaga federativa, além de ter sido nas eleições de 2020, a vereadora mais votada de todos os tempos em Belo Horizonte.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade