Nesta quinta-feira (23), o presidente da Rússia Vladimir Putin, fez um discurso onde descreveu como “obscurantista” que existam pessoas que passam pela mudança de gênero. O político ainda afirmou que para ele, uma mulher sempre será uma mulher, assim como um homem sempre será um homem.
“Tenho uma abordagem tradicional: uma mulher é uma mulher, um homem é um homem. Espero que a nossa sociedade tenha sua moral internamente protegida, a qual emana das nossas confissões religiosas tradicionais (…) contra esta forma de obscurantismo”, disse ele, segundo informação divulgada pela AFP.
Putin também foi questionado sobre seu posicionamento a respeito da polêmica em que a escritora J.K. Rowling se envolveu novamente recentemente, em questão das acusações de transfobia contra ela. O chefe de Estado então alegou que “o esporte feminino desaparecerá completamente” se um homem puder se declarar uma mulher e competir nos esportes.
“Não devemos lutar contra isso por decreto, gritando, ou lançando acusações, mas apoiando nossos valores tradicionais”, acrescentou Vladimir durante entrevista coletiva anual. Vele lembrar que o presidente Putin é altamente criticado devido seu conservadorismo e os constantes ataques aos direitos da comunidade LGBTQIA+ russa.