(foto: iStock)Vaticano
A Santa Sé publicou nesta última terça‑feira (25), um novo documento doutrinal, aprovado pelo Papa Leão XIV, no qual afirma que “todo casamento autêntico é uma unidade composta por duas pessoas, que exige uma relação tão íntima e totalizante que não pode ser compartilhada com outras.”
O texto, identificado como uma Nota Doutrinal sobre o Valor do Matrimônio, Comunhão Exclusiva e Pertencimento Mútuo, foi preparado após discussões realizadas nos dois sínodos da Igreja sobre os desafios culturais e pastorais do matrimônio.
Dentre as pautas principais, se destacaram a reafirmação da monogamia como norma, ao qual é reforçada que o matrimônio cristão é “união de dois indivíduos” com direitos iguais e dignidade comum. Além disto, crítica à poligamia e às formas de relação múltipla.
O texto considera os contextos onde a poligamia permanece prática social e define acompanhamento pastoral “sem comprometer” a doutrina, e reafirma elementos já presentes no magistério da Igreja, como a unidade e a indissolubilidade consideradas propriedades essenciais do matrimônio segundo o Catecismo da Igreja Católica.

Loja física e online de produtos para o público LGBTQIAPN+ Vista-se de ORGULHO com a Pride Brasil! pridebrasil.com.br Rua Augusta, 1371, Loja 17, em São Paulo.

