Natal
Sungas, cuecas e chinelos
com 50% de desconto
enquanto durar os estoques
Utilize os cupons:
SUNGASPRIDE
CUECASPRIDE
CHINELOSPRIDE
Natal Pride Brasil
SAIBA MAIS!

Igreja Católica autoriza benção para casais do mesmo sexo, mas impõe restrição

Documento assinado pelo Papa Francisco fez diversas ressalvas sobre a 'união irregular'

Publicado em 18/12/2023

Nesta segunda-feira (18), o Vaticano divulgou que será autorizado que padres concedam bênçãos aos casais homoafetivos que solicitarem o ato religioso. O documento assinado pelo Papa Francisco também ressalta algumas restrições, como a possibilidade de recusa dos padres para realizar o ritual e que a doutrina do casamento não pode ser alterada.

Outro trecho do documento afirma que os padres também podem recusar o ritual, mas que são proibidos de barrarem a entrada de pessoas do mesmo sexo nas instituições. “A entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção A bênção também não pode ter qualquer semelhança com uma cerimônia de casamento nem acontecer durante liturgias regulares da Igreja”, diz.

O cardeal Víctor Manuel Fernández destacou que a possibilidade de abençoar casais homoafetivos não anula os ensinamentos bíblicos pregados pela religião. “É precisamente neste contexto […] que se pode compreender a possibilidade de abençoar casais em situações irregulares e casais do mesmo sexo sem validar oficialmente o seu estatuto ou alterar de alguma forma o ensinamento perene da Igreja sobre o casamento”, afirma.

No entanto, a Igreja Católica continua considerando a união de casais do mesmo sexo como irregular, e que nova norma da Instituição religiosa é uma forma de expressar que o amor de Deus pode acolher a todos. “Contemplamos a possibilidade de acolher também aqueles que não vivem de acordo com as normas da doutrina moral cristã, mas pedem humildemente para serem abençoados”, diz trecho do texto.

© 2024 Observatório G | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade